Artigos e Pesquisas
O Hospital da Obesidade possui uma comissão científica destinada ao ensino, pesquisa e extensão como instituição privada.
Participantes:
Domingos Lázaro Souza Rios – Médico Pesquisador – Presidente
Carolina Chacra Carvalho e Marinho – Coordenadora de Psicologia – Vice-presidente
Renata Lima Brito Dantas – Enfermeira Auditora – Secretária
Sérgio de Queiroz Braga – Diretor Médico – Membro
Marcia Cristina Almeida Magalhaes Oliveira – Nutricionista – Membro
Neidjane de Araújo Sholl Pinheiro – Gerente de Relacionamento do Paciente – Membro
Najara Araújo – Coordenadora da Farmácia – Membro
Artigos e pesquisas publicados
Tratamento hospitalar para obesidade grave: um estudo de coorte retrospectivo no Brasil
Palavras-chave: Obesidade Grave; Tratamento Hospitalar; Dieta de Muito Baixas Calorias
Resumo: Dietas de muito baixas calorias com hospitalização têm se mostrado promissoras como uma opção terapêutica viável para obesidade grave e suas comorbidades associadas. No entanto, faltam grandes estudos que forneçam uma observação longitudinal abrangente dos pacientes submetidos a esta terapia. Avaliamos a eficácia do tratamento da obesidade grave em pacientes hospitalizados, utilizando dietas hipocalóricas e suporte clínico para desenvolver mudanças no estilo de vida.
Baixe o PDF: Tratamento hospitalar para obesidade grave: um estudo de coorte retrospectivo no Brasil
A Auriculoterapia No Tratamento Da Obesidade: Uma Revisão De Literatura
Palavras-chave: Medicina tradicional chinesa. Obesidade. Auriculoterapia. Tratamento.
Resumo: A medicina tradicional chinesa, uma terapia milenar, tem enorme eficácia no tratamento de diversas síndromes, dentre elas a obesidade. Entre as suas terapias encontra-se a auriculoterapia, técnica que trata o organismo como um todo, usando pontos reflexos situados no pavilhão auricular.
Nessa perspectiva, a presente pesquisa, capítulo 16 da publicação Multidisciplinaridade em saúde: a necessidade da integração, teve por objetivo revisar a literatura, buscando artigos originais nos quais a auriculoterapia fosse utilizada como alternativa para auxílio na redução de peso em indivíduos obesos, a fim de avaliar a eficácia da terapia, bem como identificar os possíveis mecanismos pelos quais a auriculoterapia influencia na redução da obesidade.
Pôde-se observar grandes resultados no que diz respeito à redução de índices antropométricos dos indivíduos obesos, tendo uma maior adesão do público feminino na prática da terapia, concluindo-se que a técnica se mostra como importante ferramenta de auxílio no tratamento da obesidade.
Baixe o PDF: A Auriculoterapia no tratamento da obesidade: uma revisão de literatura
Resultado do tratamento clínico intensivo hospitalizado da obesidade e sua avaliação após um ano
Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da Obesidade, Dieta
Resumo: A obesidade é uma doença crônica associada ao desenvolvimento de várias comorbidades. Seu tratamento é difícil, com altas chances de má adesão e insucesso. O objetivo deste estudo é descrever o resultado baseado em dietas de baixa e muito baixa caloria associadas à atividade física.
Acesse: Resultado do tratamento clínico intensivo hospitalizado da obesidade e sua avaliação após um ano
Obesos com glicemia de jejum alterada: redução ponderal e efeitos sobre perfil glicêmico
Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Glicemia
Resumo: A obesidade é uma doença multifatorial, constituindo fator de risco para várias complicações como a glicemia de jejum alterada (100 a 126 mg/dL), a qual, por sua vez, é fator de risco para o Diabetes Mellitus tipo 2 e doenças cardiovasculares. O presente artigo trata de um estudo sobre a relação entre perda de peso corporal em pessoas obesas e redução dos níveis de glicemia em pacientes da Clínica da Obesidade.
Baixe o PDF: Glicemia de jejum redução ponderal e perfil glicêmico
Estudo comparativo: pacientes bariátricos e pacientes obesos tratados com internação
Palavras-chave: Obesidade, Bariátrica, Tratamento da Obesidade, Internação, Reganho de Peso
Resumo: Muitos pacientes buscam a cirurgia bariátrica para resolver o problema da obesidade. O tratamento clínico por internação da Clínica da Obesidade fornece valores similares na perda de peso, com redução aproximada de 20% no primeiro trimestre. Por motivos ainda não esclarecido, pacientes internados após cirurgia bariátrica sem sucesso reganham mais peso do que os que nunca se submeteram à cirurgia. Trabalho apresentado em congresso internacional.
Acesse: Estudo comparativo: pacientes bariátricos e pacientes obesos tratados com internação
Fatores associados ao reganho de peso em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica
Palavras-chave: Obesidade, Cirurgia bariátrica, Reganho de peso
Resumo: Antes de uma indicação de cirurgia bariátrica, a equipe de saúde deve estudar o que causou a obesidade em determinado paciente. Os problemas devem ser tratados a fim de evitar a necessidade de cirurgia ou, se a cirurgia for realizada, mitigar o reganho de peso no pós-operatório. Trabalho apresentado em congresso internacional.
Acesse: Fatores associados ao reganho de peso em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica
Impacto da dieta de muito baixo valor calórico no estado nutricional de adultos obesos
Palavras-chave: Obesidade, Dieta de muito baixo valor calórico, IMC, Tratamento da obesidade
Resumo: Estudo que demonstra o impacto positivo da dieta de muito baixo valor calórico em pacientes obesos adultos internados na Clínica da Obesidade. Os pacientes foram submetidos a dietas de restrição calórica entre 500 e 800 kcal/dia, prática diária de atividades físicas e acompanhamento psicológico, apresentando significativa melhora no estado nutricional, percebida através da redução do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Acesse: Impacto da dieta de muito baixo valor calórico no estado nutricional de adultos obesos
E-book: A obesidade como principal promotora das doenças que mais acarretam óbitos no mundo, suas causas e seu controle
Palavras-chave: Obesidade, Comorbidade, Doença, Mortalidade
Resumo: Exibindo estatísticas nacionais e mundiais, vamos, neste e-book, comprovar que as principais causas de mortes no mundo estão relacionadas a doenças das quais a obesidade é a maior geradora. São doenças conhecidas por comorbidades tais como problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, dislipidemia e acidentes vasculares cerebrais.
Baixe o PDF: A obesidade como principal promotora das doenças que mais acarretam óbitos no mundo, suas causas e seu controle
Tratamento da Clínica da Obesidade melhora a vida dos pacientes idosos
Palavras-chave: Obesidade, Idosos, Dieta de restrição calórica, IMC
Resumo: Apesar de toda a cautela que se deve ter ao trabalhar com pacientes idosos, o tratamento na Clínica da Obesidade foi bastante eficaz na perda de peso e redução do risco de doenças do coração, favorecendo a redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos nessa faixa etária. Trabalho apresentado em congresso internacional.
Acesse: Tratamento da Clínica da Obesidade melhora a vida dos pacientes idosos
Terapia de grupo pode ajudar no tratamento da obesidade
Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Terapia em grupo, Psicologia
Resumo: Terapias em grupo são importantes ferramentas para que o psicólogo possa identificar a complexidade dos aspectos envolvidos na obesidade.
Baixe o PDF: Terapia de grupo pode ajudar no tratamento da obesidade
Tratamento da Clínica da Obesidade ajuda os adolescentes a melhorarem a sua saúde
Palavras-chave: Obesidade, Adolescentes, Dieta de restrição calórica, IMC
Resumo: A obesidade vem crescendo em todas as faixas etárias e, quanto antes for tratada, melhor é a evolução dos pacientes na vida adulta. O tratamento de adolescentes na Clínica da Obesidade foi capaz de reduzir significativamente o seu peso e melhorar os níveis de colesterol, LDL e triglicérides. Esses achados podem reduzir o risco de morte, infartos e o aparecimento de doenças crônicas na vida adulta.
Acesse: Tratamento da Clínica da Obesidade ajuda os adolescentes a melhorarem a sua saúde
Prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes obesos internados
Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Psiquiatria
Resumo: Há muito se sabe que a obesidade não tem repercussões apenas físicas. Doenças como transtorno de humor, ansiedade e insônia estão relacionadas à obesidade, servindo de alerta para a necessidade de um amplo tratamento que dê suporte ao corpo e à mente, através de profissionais como psicólogos e psiquiatras.
Acesse: Prevalência de comorbidades psiquiátricas em pacientes obesos internados
Desafios no Tratamento Hospitalar para Pacientes com Obesidade Durante a Pandemia do Covid-19
Palavras-chave: covid, obesidade, pandemia
Resumo: A obesidade é uma doença metabólica crônica e multifatorial desencadeada por fatores ambientais, culturais, nutricionais, genéticos e psicossociais, demandando tratamento clínico realizado por equipe técnica multidisciplinar. Garantir o atendimento aos pacientes com obesidade, em meio à pandemia do coronavírus, foi fundamental para a vigilância, controle de comorbidades e redução de riscos em caso de contaminação. As atividades ocorreram em uma unidade de internação fechada (enfermarias e apartamentos) do Hospital da Obesidade. Ressalta-se que durante a pandemia da COVID-19, o cenário de internações para tratamento da obesidade mórbida foi desafiador por se tratar de algo novo que demandava contínuas adaptações de cuidados e fluxos de ações. Durante todo o período deste trabalho, em meio a tantas adversidades, nunca vivenciadas, foi realizada uma construção diária de saberes e ações, sempre voltadas à humanização e ao cuidado, promovendo uma assistência multiprofissional baseada no diálogo acolhedor, na escuta ativa e no suporte técnico seguro.
Acesse: Desafios no Tratamento Hospitalar para Pacientes com Obesidade Durante a Pandemia do Covid-19
A obesidade como principal promotora das doenças que mais acarretam óbitos no mundo, suas causas e seu controle
Palavras-chave: Obesidade, Comorbidade, Doenças, Óbitos
Resumo: A obesidade é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, que acarreta prejuízos importantes à saúde do indivíduo. A caracterização da gravidade da obesidade se dá pelo Índice de Massa Corpórea (IMC), que quanto mais elevado, mais se associa à maior morbimortalidade.
A obesidade como principal promotora das doenças que mais acarretam óbitos no mundo, suas causas e seu controle
Palavras-chave: Obesidade, Comorbidade, Doenças, Óbitos
Resumo: A obesidade é uma doença crônica, de etiologia multifatorial, que acarreta prejuízos importantes à saúde do indivíduo. A caracterização da gravidade da obesidade se dá pelo Índice de Massa Corpórea (IMC), que quanto mais elevado, mais se associa à maior morbimortalidade.
Baixe o PDF: Obesidade promove doenças graves óbitos
Desafios da enfermagem na atenção ao paciente com obesidade em regime de internação
Palavras-chave: Obesidade, internamento hospitalar
Resumo: A obesidade severa é uma doença grave que requer tratamento. Para estes pacientes, o internamento hospitalar é uma opção eficaz para reversão e controle deste quadro. Neste contexto de internação hospitalar, a enfermagem se destaca por suas ações de assistência direta e indireta ao paciente, proporcionando segurança, eficácia e humanização no tratamento.
Acesse: Desafios da enfermagem na atenção ao paciente com obesidade em regime de internação
Gravidade da obesidade pode influenciar na evolução ponderal durante a após tratamento intensivo para perda de peso?
Palavras-chave: Obesidade, Tratamento da obesidade, Tratamento intensivo, Mortalidade, Doenças
Resumo: Exibindo estatísticas nacionais e mundiais, vamos, neste artigo, comprovar que as principais causas de morte no mundo estão relacionadas a doenças das quais a obesidade é a maior geradora.
Baixe o PDF: Gravidade da obesidade pode influenciar na evolução ponderal durante a após tratamento intensivo para perda de peso?
Fome de quê? Compulsão alimentar como manifestação do Falso Self e intervenção terapêutica breve
Palavras-chave: Psicoterapia breve operacionalizada, Falso Self, Obesidade, Compulsão
Resumo: Este artigo partiu da inquietação de uma prática clínica que tem tido um grande crescimento nos últimos anos, as compulsões. O artigo trata das compulsões alimentares, através de casos clínicos atendidos em uma clínica de obesidade, avaliando as suas causas e incluindo uma possível manifestação do falso self. Serão abordados também os fatores biopsicossociais que envolvem esse comportamento patológico e os benefícios do tratamento com a técnica da Psicoterapia Breve Operacionalizada de Abordagem Psicanalítica. Buscando uma reflexão em autores como Freud, Winnicott e outros. Para pensar principalmente os mecanismos psíquicos envolvidos na compulsão alimentar.
Baixe o PDF: Fome de quê? Compulsão alimentar como manifestação do Falso Self e intervenção terapêutica breve
Diretriz Europeia para o Manejo da Obesidade com Dieta Cetogênica de Muito Baixo Valor Calórico: Uma Revisão Sistemática e Meta-análise
Palavras Chave: Dieta de baixa caloria, dieta cetogênica, Obesidade
Resumo: A Dieta Cetogênica de Muito Baixo Valor Calórico pode ser recomendada como um tratamento dietético eficaz para indivíduos com obesidade após considerar possíveis contraindicações e considerando que cada tratamento dietético deve ser personalizado. Registro no PROSPERO (sigla em inglês para: Registro Prospectivo Internacional de Revisões Sistemáticas): A avaliação da eficácia da DCMBC no peso corporal, composição corporal, parâmetros glicêmicos e lipídicos em indivíduos com sobrepeso e obesidade: uma meta-análise; registro número: CRD42020205189.
Brown, R.B. Obesidade e Câncer: Mediação potencial por fosfato dietético desregulado. Obesidades 2022, 2, 64-75. https:// dotorg/10.3390/obesities2010007
Perspectiva Obesidade e Câncer: Mediação potencial por fosfato dietético desregulado
Palavras Chave: Obesidade; Câncer; Fosfato desregulado; Toxicidade do fosfato; Hormônio paratireoidiano; Vitamina D; Ácido fosfórico; Alimentos ultra-processados
Resumo: Ao lado do fumo, a obesidade é o segundo principal fator de risco evitável para o câncer, mas estima-se que as taxas de obesidade e sobrepeso sejam superiores ao fumo como o principal fator de risco evitável para o câncer. O presente artigo de perspectiva propõe que o fosfato dietético desregulado pode mediar a associação da obesidade com o câncer.
Ronald B. Brown
Brown, R.B. Obesidade e Câncer: Mediação potencial por fosfato dietético desregulado. Obesidades 2022, 2, 64-75. https:// dotorg/10.3390/obesities2010007
Baixe o PDF: Obesidade e Câncer: Mediação potencial por fosfato dietético desregulado
Obesity and Cancer: Potential Mediation by Dysregulated Dietary Phosphate
Agendamento
A obesidade é uma doença crônica que precisa de tratamento para não desencadear outras doenças e perda de qualidade de vida. Dispomos de triagem presencial ou online com nossa equipe especializada em tratamento da obesidade. Preencha seus dados e aguarde o nosso contato.