Estratégias cognitivo-comportamentais para aumentar a adesão ao exercício na gestão da obesidade
Tradução: Cognitive-Behavioral Strategies to Increase the Adherence to Exercise in the Management of Obesity
Autores: Riccardo Dalle Grave, Simona Calugi, Elena Centis, Marwan El Ghoch, Giulio Marchesini.
Journal of Obesity – Volume 2011, Artigo ID 348293, 05 de outubro de 2010.
PDF do artigo original: https://hospitaldaobesidade.com.br/wp-content/uploads/2025/05/Cognitive-Behavioral-Strategies-to-Increase-the-Adherence-to.pdf
O Problema
O exercício físico é essencial no processo de tratamento da obesidade e, muitas vezes, a adesão dos pacientes é baixa devido aos hábitos de vida, visto que esses indivíduos são, geralmente, sedentários.
O Que os Pesquisadores Buscaram
Esse estudo busca analisar o papel das estratégias cognitivo-comportamentais no aumento da adesão às atividades físicas na gestão da obesidade e na manutenção da perda de peso, além do aumento do nível de exercício físico.
Como Foi Feito
O estudo é um artigo de revisão com resultados e discussão apresentados a partir da análise de referências de confiabilidade científica.
O Que Foi Descoberto
O atendimento multidisciplinar oferece melhor resultado no que confere a perda de peso e sua manutenção.
Significado Prático
A aplicação de métodos alternativos, como as estratégias cognitivo-comportamentais, contribui para o aumento da adesão aos exercícios físicos e qualidade desses, além da manutenção da prática dos exercícios a longo prazo.
Importantes Considerações
O paciente com obesidade é um ser integral com diversas necessidades, e o emagrecimento e manutenção deste não advém apenas da dieta hipocalórica, mas também da atividade física e uma boa saúde mental, o equilíbrio dessas áreas contribui para a perda efetiva de peso e a manutenção deste.
Força da Evidência: 4/5
⭐⭐⭐⭐☆
Pontos-Chave
O papel do exercício nos programas de perda de peso; A dificuldade de adesão às atividades físicas; O papel das estratégias cognitivo-comportamentais no engajamento e aumento no nível de exercícios pelos pacientes; O papel das estratégias cognitivo-comportamentais no aumento da adesão dos pacientes aos exercícios físicos.
O Que Isso Significa Para Mim?
Ao buscar um tratamento para seu sobrepeso/obesidade é necessário avaliar também sua saúde mental. A atividade física é essencial para a perda de peso, mas o desempenho e a continuidade nesta estão atrelados também ao estado mental. Por isso, participar de programas que abraçam a terapia cognitivo-comportamental é interessante para obter resultados efetivos também a longo prazo.